Abordagem Integrada ao Património Natural e Cultural

Opis szkolenia

Este curso é o produto de um projeto Europeu, do qual são parceiros A ROCHA (Portugal), Aranzadi (Espanha), InEuropa (Itália), Landward Research Lda. (Reino Unido), Universidade Adama Mickiewicza (Polónia) e Universidade de Amesterdão (Holanda). Num contexto em que tanto o património ambiental como o património cultural são merecedores de proteção, o objetivo principal é o de ajudar quem trabalha em qualquer dos campos (cultura ou ambiente) a atualizar conhecimentos da sua área e a expandir os conhecimentos sobre a outra área. Com isto espera-se criar uma ponte de entendimento entre as duas áreas de trabalho por forma a criar um ambiente de partilha e colaboração. Pretende-se que esta ponte de trabalho facilite o entendimento, a entreajuda na busca de uma gestão equilibrada e sustentável e enquanto se agilizam os processos para ganhos em celeridade de decisão e eficiência financeira. O curso decorrerá em plataforma de e-learning do Moodle.

Wymagania

Trabalhar, mesmo que como voluntário, nas áreas do Património Natural ou Cultural, ou participar no processo formativo (professores ou formadores) de alunos de humanidades, ciências ou outras que possam trabalhar nestas áreas e ter interesse em desenvolver uma abordagem integradora das duas áreas do Património. Ter computador pessoal, acesso a internet, conhecimento de Inglês e disponibilidade de cinco horas semanais. Disponibilidade para um encontro final no dia 27 de Maio 2017 na Cruzinha, o centro d'A ROCHA.

Semana 1

Paisagens culturais da Europa: oportunidades e ameaças: Compreendendo os termos relacionados com o património cultural e natural; Estudos Ambientais e Estudos Culturais: setores separados; Problemas da Divisão; Diversidade das Paisagens Europeias; Convenção Europeia da Paisagem; A Paisagem Cultural da Europa: Oportunidades e ameaças. Casos de Estudo (um de Portugal e outro de Espanha).

Semana 2

Esta semana é diferente consoante as pessoas são profissionais, voluntários ou professores/formadores da área ambiental ou da área cultural. O objetivo é dotá-los de informação e conhecimentos da outra área.
Para pessoas da área do Património Cultural: O quê, quem e o porquê da Conservação da Natureza; história da Conservação da Natureza; Leis e Tratados que governam a Conservação da Natureza; Como a Conservação da Natureza afeta a gestão do Património Cultural; Casos de Estudo (Portugal e Polónia)
Para pessoas da área do Património Natural: Gestão do Património Cultural: quem, o quê e onde; História e Leis; O impacto do Património Cultural no Património Natural. Casos de Estudo (Portugal e Polónia)

Semana 3

Cruzando as disciplinas da ecologia e a arqueologia: o novo horizonte: Estratégias de cruzamento no âmbito das práticas diárias; Em direção a um discurso público na relação entre o ser humano e a natureza; Compreendendo a Paisagem; Proteger e Gerir; Apresentando o património integrado. Casos de Estudo (Portugal e Reino Unido).

Semana 4

Integrando património e ordenamento do território: Paisagens históricas e Ordenamento do Território; Componente Histórica da Paisagem ou paisagem e património; Instrumentos de Ordenamento do Território; Comunicando com os Planeadores; Lobbying e valores sociais. Casos de Estudo (Portugal e Espanha).

Semana 5

Propriedade e Usufruto do Património: O papel do Património na sociedade; Património e conservação do mesmo; Utilização do Património; O mercado. Casos de Estudo (Portugal e Espanha).

Semana 6

Práticas participativas: Redes e Comunidades de Prática; Comunidades online e offline; Participação e Financiamento. Casos de Estudo (Portugal e Itália)
Dostawca
Tryb szkolenia Scheduled online course
Grupa docelowa Profissionais, ou voluntários, das áreas do Património Natural ou Cultural das autarquias, das entidades de gestão de território e das entidades de Conservação da Natureza. Professores, ou formadores, de alunos que possam trabalhar nestas áreas.
Trudność Średnio zaawansowany
Język Portugalski
Opłata Grátis mas inscrição obrigatória.
Autorzy Heleen van Londen, Marjo Schlaman, Andrea Travaglia, Kenneth Aitchison, Doug Rocks-Macqueen, Ben Lewis, Arkadiusz Marciniak, Kornelia Kajda, Luca Baraldi, Lieske de Wilde, Marcial Felgueiras, Miriam Cubas, Mikel Edeso, Barbara Grazzini, Lara Natalini
Kontakt
HEP Portugal Helpdesk
portugal@arocha.org
282 968 380
wordpress